DR - Disjuntor Diferencial Residual


Como o próprio nome diz, o DR é um disjuntor que mede a corrente de entrada e a corrente de saída dos circuitos de uma instalação elétrica. Quando encontra uma diferença entre a entrada e a saída de corrente, ele "desarma" o circuito.

O dispositivo DR garante a segurança das pessoas e animais contra os efeitos dos choques elétricos e previne contra incêncios, que poderiam ser causados por um circuito elétrico que apresenta uma falha de isolação.


  • Proteção básica (contatos diretos) A pessoa toca um condutor eletricamente carregado que está funcionando normalmente. 
  • Proteção supletiva (contato indireto) A pessoa toca algo que normalmente não conduz eletricidade, mas que se transformou em um condutor acidentalmente (por exemplo, devido a uma falha no isolamento). 

Em condições normais, a corrente que entra no circuito é igual à que sai. Quando acontece uma falha no circuito, gerando fuga de corrente, a corrente de saída é menor que a corrente de entrada, pois uma parte dela se perdeu na falha de isolação. O dispositivo DR é capaz de detectar qualquer fuga de corrente. Quando isso ocorre, o circuito é automaticamente desligado. Como o desligamento é instantâneo, a pessoa não sofre nenhum problema físico grave decorrente do choque elétrico, como parada respiratória, parada cardíaca ou queimadura. O dispositivo DR (diferencial residual) não dispensa o uso do disjuntor. Ele não tem a função de proteção contra sobrecarga e curto circuito.

A norma ABNT NBR 5410 obriga o uso do dispositivo DR (diferencial residual) em todos os circuitos, principalmente nas áreas frias e úmidas ou sujeitas à umidade, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço e áreas externas (piscinas, jardins). Assim como o disjuntor, ele também pode ser desligado manualmente se necessário.

Central de Atendimento ao Cliente

Atendimento Online

Tecle com nossos vendedores em tempo real e tire suas dúvidas.

Horário de Atendimento

segunda a sabado; horário 07:00 ate 18:00

E-mail