Quadro de distribuição

Um dos itens mais importantes numa residência é o quadro de distribuição. 

O que é isto? É um painel onde adentram os cabos vindos do relógio de medição e onde se faz a distribuição dos circuitos elétricos.

É nele também onde se encontram os disjuntores que são os dispositivos de proteção contra curto-circuitos e sobrecarga e a barra de aterramento. Ao confeccionar o quadro nunca esqueça de deixar espaço livre para futuras ampliações. 

Exemplo de esquema de ligação de um quadro de distribuição



A figura mostra como deve ser o quadro de uma residência. O aterramento é muito importante, porque além de proteger os equipamentos também protege os usuários.

Não há necessidade de colocar disjuntor no neutro, ele deve ser ligado diretamente aos circuitos.

Um problema muito comum é o desbalanceamento das cargas nas fases causando desarme de disjuntores e deterioração prematura dos componentes. É necessário dividir as potências entre as fases de modo que haja equilíbrio das correntes entre elas.

Chuveiros, aquecedores, torneiras elétricas, lavadoras de louça, motores de hidromassagem ou qualquer equipamento em que o fabricante recomende, devem possuir circuito exclusivo, isto é, deve haver um trio de cabos (fase-fase-terra para 220V ou fase-neutro-terra para 127V) que alimentam o equipamento.

Deixe o circuito exclusivo para iluminação.

A NBR 5410 determina a bitola mínima da fiação conforme a seguir: circuitos de iluminação 1,5 mm², tomadas de uso geral (TUG) 2,5 mm², circuito de ligação entre o medidor de energia com o quadro de distribuição 10 mm², tomada de uso específico (TUE) como chuveiros, de acordo com a potência do aparelho.