Por que a lâmpada pisca ao ligar o chuveiro?

A lâmpada pisca porque não há o correto dimensionamento dos circuitos elétricos. Aparelhos de alta potência como chuveiros, microondas, maquinas de lavar, condicionadores de ar ao serem ligados, geram  uma rápida queda de tensão e quando as lâmpadas estão no mesmo circuito sofrem esta queda e piscam.

O que pode ocorrer neste caso? A redução da vida útil das lâmpadas e equipamentos e aumento no consumo de energia devido as perdas por aquecimento dos cabos.  A NBR 5410 determina que deve haver um circuito exclusivo para iluminação e outro para chuveiros, torneiras elétricas, condicionadores de ar devido as altas potências. O que é um circuito exclusivo? Devem haver tres cabos (fase + fase + terra para circuitos 220V ou fase + neutro + terra para circuitos 127V) que saem do quadro de distribuição e alimentam somente determinado equipamento.

O que fazer para resolver o problema? Na maioria dos casos basta instalar um circuito exclusivo para o chuveiro ou o equipamento que esta causando a queda de tensão ou instalar circuito exclusivo para a iluminação. Em alguns casos é necessário refazer toda a instalação.

Veja também esta postagem sobre quadros de distribuição: Quadros de distribuição
Atenção: para qualquer reparo elétrico chame um profissional qualificado.

TX Elétrica Eletricista Certificado pelo Senai/SP
 Para um orçamento sem compromisso, 
 ligue para Tim (11) 95870-1088 whatsapp.
  Fixo (11) 2554-9338.
E-mail: txeletrica@gmail.com

Atendimento especializado em instalações elétricas residenciais,
 prediais e comerciais, montagem de painel elétricos, e Quadro de Distribuição.