Qual a maneira correta de emendar cabos?

Esta demonstração refere-se a cabos de energia de uso residencial ou comercial.
A maneira mais comum utilizada é quando se desencapa os cabos e torcemos um sobre o outro (foto 1), mas este método traz algumas desvantagens que são: maior dificuldade para passar o cabo pelo conduíte, ocupa maior volume dentro das caixas de luz e é mais suscetível a descolamento da fita isolante, podendo causar curto circuitos.
A  maneira correta de emendar é a seguinte:
Desencape aproximadamente 3,5 cm das pontas a serem emendadas (foto 2). Para cabos de 6 mm² ou maiores recomenda-se de 4 a 5 cm.

Posicione os cabos um sobre o outro na metade da parte desencapada (foto 3)
Torça um dos lados sobre o outro (foto 4).

Torça o outro lado fazendo com que toda a parte desencapada esteja torcida uma sobre a outra (foto 5).Se voce possuir ferro de solda, solde a emenda. A solda melhora a qualidade da emenda, mas não é imprescindível.

Corte um pedaço de fita isolante o suficiente para cobrir a emenda e pelo menos 1cm de cada lado de cabos encapados para garantir o isolamento (foto 6). Procure usar fitas isolantes de marcas conhecidas, pois é muito comum a ocorrência de curtos circuitos devido ao descolamento de fitas isolantes de qualidade inferior.

Um outro método de emenda é a utilização de conectores metálicos (foto 7), porém não é aconselhável quando se deseja passar o cabo por conduítes e porque ocupa muito espaço nas caixas de luz dificultando ou até impedindo a instalação de tomadas e interruptores.







TX Elétrica
 Eletricista Certificado pelo Senai/SP
 Para um orçamento sem compromisso, 
 ligue para
Fixo (11) 2554-9338.
Tim (11) 95870-1088
 Claro (11) 94567-8257. 
 E-mail: txeletrica@gmail.com 
Atendimento especializado em instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais, montagem de painel elétricos, e Quadro de Distribuição.