Pular para o conteúdo principal

Energia solar fotovoltaica terá investimentos.

A energia solar fotovoltaica (energia elétrica obtida a partir de luz solar) no Brasil está em um “momento emergente”, disse hoje (28) o diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro. Segundo ele, a perspectiva é que haja expansão acentuada do setor, com um potencial de geração de 20 empregos para cada megawatt (MW) instalado e investimentos de  R$ 7 bilhões ao longo de 20 anos.

Dois leilões para energia solar fotovoltaica estão anunciados para os dias 14 de agosto e 13 de novembro. A expectativa da associação é que a somatória desses dois leilões supere 1.000 MW.

“Será um outro ano positivo de contratação, que vai ajudar a dar o sinal de continuidade do investimento nessa fonte, por parte do governo federal e, em consequência, solidificar os interesses e estabelecer cadeia produtiva”, disse Rodrigo Sauaia.

Para o diretor da Absolar, os leilões são importantes para que haja um processo de busca de eficiência no setor, favorecendo, no médio prazo, reduções de preços de energia solar, “para que ela se torne cada vez mais competitiva e atraente”.

Sauaia disse que, até abril deste ano, o Brasil registrava 534 sistemas de geração distribuída conectados à rede elétrica, oriundos de diferentes fontes, dos quais 500 projetos são de energia solar fotovoltaica. Segundo ele, ocorreu também no período grande avanço no mercado de geração centralizada, relativo às usinas solares de grande porte.

Em 2014, o governo federal promoveu leilão específico do setor, no qual foram contratados 1.048 MW. “Um grande salto histórico, cerca de 70 vezes tudo que o país tinha conectado na rede, em um único leilão”, destacou o diretor.

Segundo ele, cada MW instalado de energia solar a cada ano gera 30 empregos ao longo da cadeia produtiva no país onde o sistema é implantado, dos quais 20% são na parte de fabricação de equipamentos. “Sendo conservador, a gente pode dizer que pelo menos 20 empregos seriam gerados para cada MW instalado. Se o governo mantiver a contratação de 1.000 MW por ano dessa fonte, isso vai ter um potencial de gerar da ordem de 20 mil empregos”, acrescenta Sauaia.

O executivo da Absolar ressaltou também que, em termos de investimentos, há grande potencial de expansão no Brasil. Os investimentos para os 1.048 MW contratados no ano passado equivalem a R$ 7 bilhões ao longo de 20 anos. Veja no link abaixo a reportagem original:

ENTRE EM CONTATO SOLICITE UM ORÇAMENTO 

TX Elétrica
 Eletricista Certificado pelo Senai/SP
 Para um orçamento sem compromisso,
 ligue para 
Tim (11) 95870-1088 whatsapp.
  Fixo (11) 2554-9338.
 E-mail: txeletrica@gmail.com
 Atendimento especializado em instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais, montagem de painel elétricos, e Quadro de Distribuição, Montagem de Barramentos de Cobre.

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA DE PREÇO DA MÃO DE OBRA

Tabela de Preço da Mão De Obra, tem como objetivo, ajudar você a formar preço na hora de fazer o orçamento. Este preço pode variar um pouco para cima ou para baixo, dependendo da região a ser atendida.  E o Material é por conta do proprietário do imóvel. Se o proprietário preferir que eletricista compre o material, Tem que cobrar o valor do material mais 20%. Troca de um chuveiro simples como duchas de até 5500 watts= 35,00 Troca de resistências de chuveiro de até 5500 watts =15,00 Troca de chuveiro com potencia acima de 5500 watts =120,00 Troca de uma torneira elétrica, todos modelos. = 35,00 Troca de aquecedor todos os modelos stand. = 80,00 Troca de aquecedor central. = 180,00 Obs: não vou dar valor de substituição de resistência de modelo acima de 6000w, pois na maioria dos casos, tem que ser na assistência técnica com algumas exceções.  Troca de uma tomada,=20,00 Troca de interruptor,=20,00 Troca de plafonier,=30,00 Troca de um lustre simples,=65,

Por que chuveiro 127V tem potência máxima de 5500W ?

O que determina a bitola (espessura) do fio que vai alimentar o chuveiro é a corrente que passará por ele. E cada fio tem uma capacidade de corrente elétrica que pode suportar.  Veja abaixo: Fio de 1,5mm² suporta até 17,5A* Fio de 2,5mm² suporta até 24A* Fio de 4 mm² suporta até 32A* Fio de 6mm² suporta até 41A* Fio de 10mm² suporta até 57A* * Considerando método de instalação B1(Condutores isolados ou cabos unipolares em eletrodutos de seção circular, embutidos em alvenaria). P = V*I (potencia é igual a tensão multiplicada pela corrente) portanto: I = P/V (Corrente é igual a potencia dividida pela tensão) Para um chuveiro 5500W 220V temos: 5500/220= 25A deverá ser instalado utilizando cabos de 4mm². Para um chuveiro de 5500W 127V temos: 5500/127= 43A, deverá ser instalado com cabos de 10mm². Concluímos então, que a limitação para fabricação de chuveiros 127V com potência maior que 5500W, é a infraestrutura necessária para alimenta-lo, pois devemos considerar tamb

Montagem Quadro Distribuição

Montagem Quadro Distribuição - Barramento 600 A  - Disjuntor Caixa moldada 400 A - Weg - geral - 8 Disjuntor Caixa moldada WEG.

Como substituir uma tomada antiga pelo novo padrão brasileiro?

Descrevemos abaixo a sequencia de etapas para substituir uma tomada antiga por uma nova padrão brasileiro. As ferramentas utilizadas são:1 chave de fenda 3/16 ou média e 1 chave phillips 3/16 ou média. Como substituir uma tomada antiga pelo novo padrão brasileiro Desligue o disjuntor que alimenta a tomada a ser substituída, caso não saiba, desligue o disjuntor geral. Utilizando a chave de fenda, solte os parafusos que fixam o espelho na tomada. Utilizando a chave phillips, solte os parafusos que fixam a tomada na caixa de luz. Com a mesma chave solte os parafusos de fixação dos cabos. Retire os cabos dos bornes de fixação na tomada. Passe o cabo terra (verde) pelo conduíte chegando ate a caixa de luz da tomada a ser substituída, caso ainda não exista. Insira e aperte os cabos neutro e fase (127V) ou fase e fase (220V) nos bornes das extremidades da tomada (ver foto). Insira e aperte o cabo terra (verde) no borne central da tomada (ver foto). Parafuse a tomada na caixa de luz

Posso usar uma tomada molhada?

Não, nunca se deve utilizar uma tomada molhada pois o risco de sofrer uma descarga elétrica é muito grande podendo inclusive levar à morte. Caso seja muito necessario aconselho seguir os seguintes passos: Desligue o disjuntor que alimenta a tomada em questão, caso não saiba qual é desligue o disjuntor principal. Solte a tomada da parede, não é necessario soltar os fios apenas exponha como na imagem. Com um pano seco enxugue o excesso de agua, caso houver. Religue o disjuntor. Utilizando um secador de cabelo ligado numa outra tomada seque o conjunto por aproximadamente 5 minutos sem encostar a mão. Deixe secando por mais 30 minutos. Desligue novamente o disjuntor e reinstale a tomada. Religue o disjuntor e pode usar a tomada. ENTRE EM CONTATO SOLICITE UM ORÇAMENTO TX Elétrica Eletricista Certificado pelo Senai/SP  Para um orçamento sem compromisso,   ligue para   Tim (11) 95870-1088 whatsapp.   Fixo (11) 2554-9338. E-mail:  txeletrica@gmail.com Aten