Qual o chuveiro mais econômico?

Independente do tipo ou marca de chuveiro o que determina o consumo de energia é a potência e o tempo que o mesmo fica ligado. A potência elétrica é expressa em watts (W). Nas duchas e chuveiros existem modelos com potências diversas que vão de 4.400 até 7.800 W de modo que o mais econômico é de 4.400W. A diferença entre eles é a capacidade de aquecer a água de modo que um chuveiro de 6.800W tem maior poder de aquecimento do que um de 5.500W . Esta diferença é sentida principalmente no inverno. Veja abaixo o comparativo entre as diversas potências e o consumo.

Valor pago considerando uma família de 4 pessoas com 1 banho diário de 10 minutos. Valores atualizados em dez. 2020.

Outro fator importante é o tempo do banho. Como chuveiros possuem potencias expressivas poucos minutos podem representar uma diferença considerável. Veja na figura 2 o exemplo de consumo onde um chuveiro de menor potencia gasta mais que um de maior potencia devido ao tempo de banho. 

Se você optar por um modelo de menor potência, a menor capacidade de aquecer a água pode ser parcialmente compensada ajustando a passagem da água através do registro, que é aquela famosa fechadinha para sair água mais quente, e ao contrario do que se imagina não há maior consumo de energia pois a potência é a mesma independente da quantidade de água que esta passando. 


Uma outra maneira de economizar é a utilização de duchas eletrônicas. Estas possuem um mecanismo que permite o ajuste da temperatura através de vários níveis de potência, que você ajusta na temperatura que lhe for mais confortável. Nas duchas comuns só há a opção de morno quente e frio. Vejamos duas situações onde as duchas eletrônicas podem ser mais econômicas:

Dias quentes: nos modelos comuns deixamos na posição morno que representa aprox. 65% da potência da ducha e muitas vezes é mais quente que o desejado. No tipo eletrônica há vários níveis de potência entre o frio e o que seria o morno nas duchas comuns podendo deixar numa temperatura agradável e ainda economizar. Assim também como nos dias não tão frios, nas duchas comuns deixamos na posição quente que representa 100% da potência mas que pode ser mais quente que o desejado. Nas eletrônicas também podemos deixar em potências intermediárias entre o que seria o morno e o quente também trazendo economia.

Veja abaixo um comparativo de consumo entre os diversos tipos de chuveiros:
Para o cálculo foi considerada uma residência com 4 pessoas com 1 banho diário de 10 minutos 30 dias por mês e os valores referem-se aos cobrados pela Enel em dezembro de 2020 já considerados os impostos.

Comparativo utilizando um chuveiro com menor potencia, porém com maior tempo de banho

Comparativo de consumo entre ducha comum e eletrônica em dias quentes

Comparativo de consumo entre ducha comum e eletrônica em dias frios


Post a Comment