Como aumentar a vida útil dos chuveiros ?

https://4.bp.blogspot.com/-feyXLljmqe4/V2V70WStcQI/AAAAAAAACPw/MoxmGbyFITgQhAMYfIQOun_lahtcHaOlgCLcB/s320/conector-tripolar-porcelana_56142146946c8.jpg

A queima das resistências dos chuveiros é sempre uma dor de cabeça, pois para trocá-las, requer em alguns casos, um pouco de trabalho e cuidado principalmente com a eletricidade. Existem alguns modelos onde a troca é dificultada pela complexidade. Veja abaixo algumas dicas para aumentar a vida útil dos chuveiros:


  • Use sempre bitola (espessura) de cabos recomendado pelo fabricante do chuveiro.

  • O circuito que alimenta o chuveiro deve ser exclusivo, isto é, deve sair do quadro de distribuição um trio de cabos (fase, fase e terra para 220V ou fase, neutro e terra para 127V) que deve alimentar somente o chuveiro.

  • Da mesma forma instale disjuntores com a amperagem recomendada. use disjuntores unipolares somente em 127V e bipolares somente em 220V, pois caso ocorra a queda de uma das fases a outra continuará energizando o chuveiro.

  • Instale ou troque regularmente filtro na entrada da caixa d'água. O acúmulo de resíduos nos terminais de contato pode reduzir a vida útil das resistências.

  • Ao trocar uma resistência, limpe os contatos retirando a oxidação branca e/ou sais minerais que normalmente se acumulam. Ao término da limpeza verifique se não há resíduos ou restos da resistência que foi trocada

  • Ao instalar um chuveiro ligue a energia somente depois da água passar pelo mesmo e preencher a câmara da resistência.

  • Elimine gotejamento do chuveiro que pode ser causado por desgaste do registro de abertura da água ou em alguns modelos, desgaste da válvula que regula a saída da água da câmara de resistência. Neste segundo caso pode ocorrer a esvaziamento da câmara da resistência causando a queima. 

  • Em dias muito frios, cuidado ao dar aquela famosa fechadinha no registro para a água sair mais quente, pois o fluxo de água pode ficar bem próximo do mínimo necessário para o acionamento dos contatos elétricos do chuveiro ocorrendo um liga e desliga constante. Esta situação é facilmente identificável devido ao piscar das luzes e mudança no som emitido pelo chuveiro.

  • Nunca utilize plugues, tomadas e conectores plásticos para ligar o chuveiro no circuito elétrico. Ligue diretamente os cabos ou utilize conectores de porcelana.

Para serviços elétricos ligue: (11) 95870-1088

https://4.bp.blogspot.com/-UV225VX8xzw/Sx7gD0NJqKI/AAAAAAAAB8Y/9eLxpTixLd8jIc_8Bc3D7AEnHCMWW5iGgCKgB/s320/01114084800.jpg

NUNCA utilize plugues e tomadas para ligar o chuveiro ao circuito elétrico

https://3.bp.blogspot.com/-bY1PKFBkeTw/UxCGwuVKLBI/AAAAAAAAA0s/wp_ZYl-XagQx9q_Ja61Hp_tg66ChQCXQwCKgB/s320/disj%2Bbipolar%2Bsteck.jpg

Utilize somente disjuntores bipolares



Post a Comment