A luz pisca a lâmpada queima? Hummmm ai tem problema.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj6wf29CvUk6iYquSWT71BEN3DEwQb_2KkBtQUhuEtO5X9kcI8w2RPnB7WuJlMxi7FrGgjHj1KLXyxlTdOx4X1P_Gqywkgr_-hSxCR2yF9OICSqr322qXnbsK6zdAwqdhgKv7FYN8oII8/s320/lampada+queimada+2.jpg

É muito comum principalmente em construções mais antigas a ocorrência da luz piscar ao ligar chuveiros, micro-ondas, secadoras de roupa ou a queima de lâmpadas com frequência, isto indica que há alguma coisa errada, e normalmente são três as causas:

Cabos elétricos de bitola incompatível com a potência do aparelho, isso é muito comum em chuveiros. O chuveiro é o equipamento de maior potência em uma residência e é responsável por 30 ou 40% do consumo. Deve ter um circuito exclusivo com cabos de no mínimo 4mm² para aparelhos de 5500W e de 6mm² para aparelhos de 6800 e 7500W.

Aquecedores, condicionadores de ar, torneiras elétricas e algumas secadoras de roupa também devem ter circuito exclusivo.

O que é um circuito exclusivo? Deve haver um trio de cabos (fase-fase-terra ou fase-neutro-terra) que saem do quadro de distribuição e alimentam somente determinado aparelho.

O circuito ao qual o aparelho está ligado possui outros aparelhos de potência considerada que em determinadas situações sobrecarregam o circuito.

No caso das lâmpadas, deve haver um circuito exclusivo para iluminação.