Como descobrir fuga de corrente elétrica?

Como saber se o consumo de energia da residencia esta compatível com os aparelhos instalados? A primeira coisa a ser feita é verificar a carga instalada, isto é, o potencial de consumo instalado, para isso devemos coletar a potencia de todos os aparelhos, inclusive lampadas, e utilizando a fórmula para se calcular o consumo mensal (ver esta postagem: como calcular o consumo de energia?) e depois fazer a somatoria de todos os aparelhos.

Caso voce ache muito trabalhoso verificar todos os aparelhos, voce pode almenos verificar que ha consumo de energia além do esperado que pode ocorrer em casos de fuga de corrente. O que é fuga de corrente? É o desvio de energia que ocorre nas instalações ou em aparelhos em decorrencia de algum problema, isto é mesmo com todos os aparelhos desligados ainda há consumo de energia. Para identificar sigas os seguintes passos:

Desligue todos os aparelhos e luzes. Os aparelhos que ficam em stand by (TV, som, radio relogio e microondas) deve-se retirar a tomada da parede pois neles ha um pequeno consumo de energia.
Aguarde 10 minutos e verifique no medidor de energia se esta havendo consumo. No aparelhos antigos o disco deve ficar parado e nos digitais o último digito da direita não pode mudar. Caso fiquem parados significa que não esta ocorrendo fuga de corrente nem nas instalações nem nos aparelhos.

Caso o medidor continue acusando consumo, retire algum aparelho da tomada, aguarde alguns minutos e verifique novamente o medidor. Se continuar havendo consumo repita a operação com os outros aparelhos. Ao retirar algum aparelho da tomada e o medidor parar significa que esta ocorrendo fuga de corrente nele. Geladeiras, maquinas de lavar e motores e aquecedores de hidromassagem, são os aparelhos onde mais verificamos fugas de corrente. Chame um técnico ou leve o aparelho a uma assistencia técnica especializada.

Caso voce retire todos os aparelhos das tomadas e continuar havendo consumo de energia, significa que a fuga de corrente esta ocorrendo nas instalações. Neste caso chame um eletricista de sua confiança para verificar a mesma.


TX Elétrica
 Eletricista Certificado pelo Senai/SP 
 Para um orçamento sem compromisso, 
 ligue para Tim (11) 95870-1088 Claro (11) 94567-8257.
Tim (11) 95870-1088 whatsapp.
  Fixo (11) 2554-9338.
 E-mail: txeletrica@gmail.com 
Atendimento especializado em instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais, montagem de painel elétricos, e Quadro de Distribuição.