O que é queda de tensão?

Queda de tensão é um fenômeno que ocorre nos circuitos elétricos onde há momentaneamente uma redução da tensão, isto é, num circuito 127 volts a tensão se reduz para 100 ou menos volts e em circuitos 220 volts a tensão se reduz para 200 ou menos volts. As concessionárias de energia consideram aceitável uma queda de até 5%. Há duas situações onde ocorre a queda de tensão:

Ao percorrer grandes distancias como em linhas de transmissão de energia, pois o próprio cabo que a transmite possui resistência elétrica e esta faz a tensão se reduzir gradativamente. Neste caso nós não sentimos os efeitos pois nos pontos de distribuição existem transformadores que corrigem esta queda.
Nos circuitos residenciais, comerciais e industriais pode ocorrer a queda de tensão quando estão instalados num mesmo circuito uma carga maior que a capacidade deste, isto é, a soma das potencias dos aparelhos é maior que a capacidade do cabo que os alimenta. A ocorrência mais comum é quando ligamos o chuveiro, microondas ou ferro de passar e a luz pisca, isso ocorre porque o circuito esta mau dimensionado, provavelmente o aparelho e o circuito das iluminação são o mesmo. Num circuito corretamente dimensionado voce pode ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo e não ocorrer a queda de tensão nem tão pouco desarmar disjuntores ou queimar fusíveis.

Tim (11) 95870-1088 whatsapp.
  Fixo (11) 2554-9338.